A Cardans Tencar oferece benefícios na fabricação de eixos cardans e na remanufatura de eixos cardans, amortecedores, barras de direção, barras tensoras e embuchamento de eixo dianteiro.
Processo produtivo do Cardan:
– O processo produtivo utiliza 10 peças, sendo 9 tipos diferentes;
– Um Cardan demora cerca de 2 horas para ser produzido;
– 9 máquinas diferentes são utilizadas no processo;
– Ao todo, o processo de produção do Cardan tem 18 passos.
Motivos que levam a Remanufatura dos Cardans:
– Falta de Lubrificação
Esta é a maior causadora de avarias no eixo cardan, pois sem lubrificação adequada, o calor gerado pelo atrito entre as partes móveis aumenta demais.
Quando esta temperatura passa do limite para qual as peças foram projetadas, o desgaste é maior, podendo acontecer deformações e quebras.
– Balanceamento
Aconselhamos a verificação periódica do balanceamento, aumentando assim a vida útil do cardan e conseqüentemente reduzindo os custos de manutenção.
– Vibração
A vibração é causada por desbalanceamento do eixo ou até torção do tubo por desgaste acentuado dos componentes, torque excessivo aplicado ao cardan, cruzetas trabalhando em ângulo acentuado ou até regime de rotações muito elevadas.
– Desgaste em Cruzeta
Descamação ou perda do material no topo dos munhões ou no fundo das castanhas devido à falta ou lubrificação incorreta. As partículas de material ainda contaminam o lubrificante, o que agrava o problema.
– Cruzeta Fundida
Falta ou uso de lubrificante inadequado.
– Munhões Marcados
Marcas causadas pelos roletes devido ao excesso de carga ou travamento da ponteira deslizante.
– Fraturas
Trancos e esforços excessivos provocam quebra dos flanges, garfos, cruzetas e entalhados da ponteira deslizante.
– Lubrificação
Recomendamos lubrificantes à base de lítio de grau EP2.
Todos os pontos de lubrificação deverão ser periodicamente relubrificados principalmente as cruzetas e luvas deslizantes.
– Manutenção
Para manutenção do eixo cardan, não existe um período pré-determinado. É aconselhável que ocorra juntamente com a manutenção de outras partes do equipamento onde o eixo esteja em funcionamento. Portanto, constatamos que a maior parte dos problemas com cardan, fora o desgaste natural de peças, é devido a dois fatores principais:
A falta de lubrificação e o excesso de carga sobre os componentes.
A maneira mais simples de evitar danos é fazer a lubrificação periódica do cardan e seus componentes com lubrificante adequado e utilizar o veículo dentro da especificação do fabricante quanto à carga transportada e ao modo de dirigi-lo.